domingo, 21 de março de 2010

3º TF - Exame Módulo 9 - A Cultura do Cinema

Na folha de teste responde às questões que se seguem:



1. Caracteriza o período entre as duas grandes guerras.

2. Descreve a evolução do cinema desde o seu aparecimento.

3. Caracteriza os Loucos Anos 20.

4. Relembra o filme de Charlie Chaplin «Tempos Modernos» visto na aula e, relaciona-o com a época em que foi realizado.
















5.Identifica o quadro apresentado tendo em conta os seguintes aspectos:

. nome do quadro

. data

. autor

. significado do quadro

6. Das correntes de arte contemporânea que se seguem, selecciona duas e caracteriza-as:

a) Fauvismo

b) Expressionismo

c) Cubismo

d) Futurismo

e) Abstraccionismo

f) Dadaísmo

g) movimento Die Brücke

7. Caracteriza a arte Déco.

sexta-feira, 19 de março de 2010

7º2ª - Textos Vencedores da aula do dia 16/03/2010

Depois de ler atentamente os textos elaborados,resolvi publicar os que se seguem.Parabéns aos autores!!!
Texto 1
« Olá!Eu sou a Gerivásia e vou vos contar como correu a minha viagem a Roma como Senadora.
Estava a dormir tranquila, quando fui acordada por uma incompetente de uma escrava chamada Gertrudes.
Depois fui passear pelas ruas de Roma à procura da minha paixão, quando encontrei um crânio no meio do chão, era o crânio da minha paixão!
Fui até às termas para receber uma massagem mas os incompetentes dos escravos não sabiam fazer massagens...tive que pedir o livro de reclamações!Foi horrível!!»
(Autora: Beatriz Lopes n.º6)

Texto 2
« Eu sou o Marcelino Calhau,sou rico e, isso é bom aqui em Roma,posso dormir sem que haja barulho, em calmas moradias.
Quando tenho pressa consigo passar rapidamente por entre a multidão, transportando-me na minha cómoda liteira.Posso viajar e fazer coisas incríveis.Mas há muitos perigos, como por exemplo ser assaltado por ladrões que andam por aí escondidos.
Tenho pena dos escravos, mas Júlio César acho que não tem pena,que posso fazer? Tenho um escravo mas trato-o bem, chama-se Xavier Garcia e é o meu melhor escravo de entre os cinco que tenho. Contudo desconfio deles...tenho que me pôr a pau!
Passado um tempo fui assassinado durante a noite pelos meus escravos...tudo pelo meu dinheiro!» ( Autor: Gonçalo Nazaré n.º12)
Texto 3
« Como sempre, ou quase sempre, levantei-me da minha cama coberta de ouro e bronze, com o cheiro a hamburgueres bem grelhados que a minha mulher fez.Após tomar o pequeno almoço, fui sentar-me no meu trono a receber as queixas dos vários escravos e também dos cidadãos...que trabalho cansativo o cargo de Imperador.
Acabei o trabalho e por volta das 14h, o cavaleiro Fanatik atirou-me um jarro à cabeça, fiquei o resto do dia no hospital.Às 22h deitei-me.
No dia a seguir, condenei esse Fnatik à morte!
Por muito estranho que pareça morri, o Bin Laden matou-me.Agora estou morto, mas ainda ando por aí....»
(Autor: João Roso n.º 14)
Texto 4
« Olá o meu nome é Joana e sou a Imperatiz!
Vivo num palácio do tamanho de um campo de futebol e as casas das pessoas são feitas de ouro.
A minha cidade é a mais rica de todo o mundo e arredores.
O meu povo é bem alimentado, mas sem exageros.Todas as pessoas vão ao ginásio diariamente, têm bons trabalhos e bons ordenados (ao contrário de Portugal).
No meu palácio tenho uma PS3, uma PS2 e uma Wii, onde costumo jogar quando não estou a desenhar.
Tenho também uma cozinha com os melhores cozinheiros de todo o universo.Também tenhouma piscina, e um jacuzzi privado.» (Autor: Joana Martins)

7º2ª - Classificações Ficha de Avaliação


1.63%

2.62%

3.53%

4.15%

5.31%

6.30%

7.92%

8.39%

9.53%

10. NÃO FEZ TESTE

11. 84%

12.21%

13.29%

14.96%

15.50%

16.44%

17.75%

18.18%

19.52%

20.55%

21.40%

22.36%

23.96%

quinta-feira, 18 de março de 2010

«A Nossa Árvore»


7º2ª - Projecto « A Nossa Árvore!»
Na próxima aula de Formação Cívica, que será no dia 22 de Março de 2010, no âmbito da comemoração do Dia da Árvore, iremos plantar uma árvore no jardim da escola, com a ajuda do Sr.João (o nosso jardineiro). O tratamento desta árvore será depois da vossa responsabilidade,ela é vossa e vai crescer convosco nesta escola.

8º4ª - Classificações do 4ºTeste


1-43%

2-46%

3-46%

4-33%

5-69%

6-46%

8- NÃO FEZ TESTE

9-11%

10-39%

11-93%

12-78%

13-50%

14-84%

15-51%

16-51%

17-53%

18-70%

19-62%

20-64%

21-54%

terça-feira, 16 de março de 2010

7º2ª - Aula do dia 16/03/2010




A proposta de actividade para a aula de hoje consta do seguinte: imagina-te um habitante de Roma na antiguidade clássica; terás que te apresentar, dizeres o teu nome,escolher o grupo social a que pertencias e contar-nos o teu dia-a-dia.
Nesse texto deverás abordar não só as características do grupo social a que pertencias, mas também os apectos ligados à vida quotidiana (alimentação, religião, política, arte...).
O texto mais criativo será publicado neste blog. Portanto, vamos lá dar largas à imaginação!
O trabalho deverá ser realizado numa folha à parte identificada com o nome, o número e a turma.

sábado, 13 de março de 2010

3ºTF - Objectivos Módulo 9 - A Cultura do Cinema

1. Caracterizar a Europa no período entre as duas grandes guerras:
(Belle Époque, 1ªGuerra Mundial,Revolução Russa,Crise de 1929,2ªGuerra Mundial...)
2. Descrever o aparecimento/desenvolvimento do cinema.
3. Caracterizar os Loucos Anos 20.
4. Caracterizar os filmes de Charlie Chaplin.
5. Caracterizar o Fauvismo.
6. Caracterizar o Expressionismo.
7. Explicar em que consistiu o movimento Die Brücke.
8. Caracterizar o Dadaísmo ou Movimento Dada.
9. Caracterizar o Cubismo.
10. Caracterizar o Futurismo.
11. Caracterizar o Abstraccionismo.
12. Relacionar a arquitectura com o design.
13. Caracterizar a Arte Déco.
14.Conhecer/caracterizar a Arte portuguesa até aos anos 60.

quarta-feira, 10 de março de 2010

7º2ª - Objectivos para a Ficha de Avaliação


1.Identifica os orgãos/funções da Democracia ateniense.
2.Refere os grupos sociais da sociedade grega.
3.Identificar as ordens arquitectónicas da arquitectura grega.
4.Descrever a formação do Império Romano.
5.Identificar os factores de integração dos povos dominados.
6.Caracterizar a economia romana.
7.Definir romanização.
8.Referir os grupos sociais da sociedade romana antes e na época do Império.

2º TT - Objectivos para o Exame do Módulo 4 - A Cultura da Catedral


1.Caracterizar a situação da Europa entre os séculos XII e XV nos seguintes aspectos: economia, demografia e sociedade, a vida político-militar e religião e cultura.

2. Caracterizar as cidades medievais referindo o seguinte: aspectos do seu urbanismo, formas de organização administrativa e actividades económicas, características da população urbana e dos seus modos de vida.

3. Explicar o papel da catedral na vida urbana da Baixa Idade Média.

4. Descrever as inovações técnicas-construtivas introduzidas pela arte gótica na edificação das catedrais.

5. Descrever as festas do casamento de Frederico III com D. Leonor de Portugal.

6. Analisar a planta da catedral gótica:

. descrever a planta-tipo de uma catedral gótica;

. Mencionar e caracterizar as coberturas usadas nas catedrais desta época;

. legendar os elementos que constituem a catedral.

7. Explicar os princípios ideológicos que justificam a procuram a verticalidade nas catedrais.

8. Caracterizar a escultura gótica

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Comemora-se hoje o Dia Internacional da Mulher. Como nasceu este dia?
Em 1857, um conjunto de operárias revoltadas com as condições precárias de trabalho e os baixos salários,resolveram fazer greve nas instalações da fábrica onde trabalhavam em Nova York. Durante a greve ocorreu um incêndio, onde morreram 130 mulheres.
Anos mais tarde a alemã Clara Zetkin, lutadora pelos direitos das mulheres, indicou este dia para homenagear a MULHER!!!
Para todas as mulheres os meus votos de um FELIZ DIA DA MULHER!

quarta-feira, 3 de março de 2010

8º4ª - Objectivos para a Ficha de Avaliação

1- Definir Antigo Regime.
2- Caracterizar a economia do antigo regime.
3- Caracterizar a Sociedade do antigo regime.
4- Caracterizar a monarquia absoluta.
5- Definir Mercantilismo.
6- Explicar o objectivo das Leis Pragmáticas.
7- Definir balança comercial.
8- Explicar a introdução do mercantilismo em Portugal.
9- Explicar o que estabelecia o Tratado de Methuen.
10- Referir as reformas feitas pelo Marquês de Pombal.
11- Definir Iluminismo.
12- Referir as ideias defendidas pelos seguintes auatores: Voltaire, Rousseau e Montesquieu.