sexta-feira, 23 de outubro de 2009

2ºTT- Textos de Apoio - Módulo 1- Cerâmica Grega



Na evolução estilística da cerâmica grega distinguem-se os seguintes períodos/estilos:




.Estilo geométrico (séc.IX e VIII a.C.) - decoração com motivos geométricos, organizados em combinações e variações criativas. A partir do século VIII, a decoração passou a incluir também elementos figurativos esquematizados em silhuetas marcadas a negro. São figurinhas de animais e de seres humanos, isolados ou organizados em cenas descritivas e narrativas.Neste caso os temas resumiam-se a batalhas e cerimónias fúnebres.




. Estilo arcaico (de finais do séc. VIII ao séc. V a.C.) - comporta duas fases evolutivas: até ao séc.VII, a fase orientalizante que reflecte nos temas, na figuração e na expressão as influências decoraitvas orientais captadas pelos Gregos nas suas viagens comerciais e de colonização; e a fase arcaica recente (entre 650 e o final do século VI a.C.), que ficou marcada pelo aparecimento, na Ática, do denominado "estilo das figuras negras", uma cerâmica evoluída, elegante e sofisticada destinada ao comércio de luxo.




. Estilo Clássico (entre 480 e 323 a.C.) - é aquele em que o desenho e a pintura se desenvolveram pela descoberta, aperfeiçoamento e aplicação de revolucionárias inovações técnicas e formais. Na cerâmica estas inovações traduziram-se no aparecimento da cerâmica das figuras vermelhas, cuja invenção se atribui ao Pintor de Andócides, ainda no final do período anterior, entre 530 e 500 a.C.




. Época helenística - a cerâmica grega perdeu o seu prestígio e a sua qualidade artística, banalizando-se.

Sem comentários: